RESTAURAÇÃO

Ativo Verde restaura mais de 30 hectares

26/01/2021

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo aprovou dois projetos ecológicos na modalidade Ativo Verde que abrangem a restauração de mais de 30 hectares. As ações são o Reflorestamento 3.0 Piracaia, nos municípios de Piracaia e Joanópolis, e no Parque Estadual Aguapeí, em Nova Independência. 

Lançado em agosto de 2020, a ferramenta Ativo Verde possibilita o cadastro de propostas com o objetivo de gerar créditos ambientais – ou ativos -, que poderão ser utilizados para o cumprimento de obrigações de restauração. "O Ativo Verde vai atrair muitos parceiros para fazermos a recuperação dessas áreas de forma mais célere, para que todos ganhem com a restauração", disse o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani. 

A ferramenta Ativo Verde faz parte do programa Nascentes e permite aos proponentes implantarem seus projetos aprovados antes mesmo da contratação e comercializá-los com a restauração ecológica em andamento ou já concluída. Outra vantagem dessa modalidade é poder atender os interessados que estiverem em processo de licenciamento ambiental, os autuados que optarem pela conversão de multa e também aqueles que quiserem voluntariamente financiar um projeto. "O Ativo Verde vai revolucionar a restauração ecológica no estado de São Paulo e será modelo para todo o País. É um grande facilitador tanto para o restaurador quanto para o estado e o empreendedor. Vai permitir melhores custos e prazos", destacou Antônio Borges, diretor executivo da PlantVerde, a primeira empresa a ter um projeto Ativo Verde aprovado. 

O projeto 'Reflorestamento 3.0 Piracaia' tem 6,95 hectares e sua implantação teve início há cerca de 1 mês. Localizado em área prioritária para o abastecimento hídrico nos municípios de Piracaia e Joanópolis, o local não possui potencial de regeneração natural e está em região de grande declividade, fatores que contribuem com maiores chances de ocorrência de erosão do solo. O outro projeto Ativo Verde, 'Projeto PlantVerd – PE do Aguapeí', está localizado no Parque Estadual Aguapeí, em Nova Independência. A Unidade de Conservação terá 24,32 hectares restaurados na Bacia Hidrográfica Aguapeí-Peixe. A coordenadora do Programa Nascentes, Helena Carrascosa, diz que o início da implantação do Ativo Verde é mais um passo para alavancar a restauração no estado de São Paulo. "A PlantVerde está investindo em restauração. Este é um dos pontos de destaque do Ativo Verde, tornar a restauração um negócio", complementa. 

Todas as etapas desde a apresentação até a aprovação do projeto são realizadas digitalmente e contam com a análise técnica das regionais da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e da Comissão Interna do Programa Nascentes.