METANO

Austrália quer reduzir emissões de bovinos

15/04/2019
Pesquisadores do CSIRO estão estudando formas de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa do setor pecuário da Austrália. O país é um grande produtor de gado, e a pecuária local responsável por cerca de 10% das emissões totais do país. A pecuária também contribui para 60% de todas as emissões do setor agrícola. Como gás de efeito estufa, o metano é 28 vezes mais potente que o dióxido de carbono (CO2) em um período de 100 anos. 
 
Os cientistas descobriram que as algas vermelhas australianas comuns (Asparagopsis taxiformis e A. armata) praticamente eliminam as emissões de metano em bovinos e ovinos, quando alimentados como um aditivo alimentar em doses baixas. As algas marinhas reduzem o metano por conta das enzimas produtoras de metano no estômago de bovinos e ovinos serem afetadas. Segundo o estudo, este resultado é possível quando as algas marinhas estão incluídas em 1% ou menos da dieta seca dos animais. 
 
A descoberta foi feita em colaboração com a Meat and Livestock Australia e a James Cook University, com pesquisas em andamento para entender as melhores misturas de ração. A alimentação de algas que impedem o metano pode ser comercializada dentro de um a dois anos. No entanto, uma adoção mais ampla (em toda a Austrália e no exterior) depende do estabelecimento de uma nova indústria para cultivar algas vermelhas australianas em escala industrial. A possibilidade de cultivo de algas em linha aberta está sendo explorada no Sudeste Asiático e em outros lugares.
 
A opção de algas marinhas é muito promissora para bovinos confinados (cerca de 1 milhão de bovinos na Austrália) e vacas leiteiras (cerca de 1,6 milhão na Austrália). No entanto, aplicar o suplemento alimentar em gado de pastagem é um desafio logístico, uma vez que o gado pastoreia em vastas áreas. Para contornar os problemas logísticos de alimentação com suplementos de algas marinhas, os pesquisadores avaliam se a quantidade de metano produzido pelo gado diminui quando eles são alimentados com duas espécies de leguminosas tropicais: Leucaena e Desmanthus. Ambas as plantas não apenas reduzem o metano, mas também aumentam o crescimento dos animais.
 
Os compostos dessas plantas agem nos micróbios do estômago de maneira semelhante à alga Asparagopsis. No entanto, o efeito é menor, com cerca de 20% de redução nas emissões de metano. Apesar do efeito reduzido, essas leguminosas podem ser plantadas em sistemas de pastoreio agora, de modo que estejam disponíveis para o gado no curto prazo. Elas poderiam alimentar muito mais dos 24 milhões de bovinos de corte na Austrália. 
 
Outro ponto explorado é se há influência do microbioma (isto é, as bactérias do intestino) de gado alimentado a pasto desde a mais tenra idade. A pesquisa ainda está em sua fase inicial, mas a ideia é dar os compostos ao gado desde tenra idade para realinhar o microbioma ruminal para produzir menos metano. A teoria é que, uma vez que o microbioma seja alterado, a mudança para a baixa digestão do metano persistirá durante a vida do animal. Os projetos de pesquisa são todos baseados na Estação de Pesquisa Lansdown, ao sul de Townsville.