BNDES e BID avaliam projetos em favelas

16/08/2022
US$ 350 mil de recursos doados pelo BID serão utilizados para desenvolver ferramentas paramétricas que auxiliarão o BNDES no processo de estruturação.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram acordo de cooperação técnica para avaliar previamente a viabilidade de projetos de parceria público-privada (PPP) e de concessão de serviços de água e saneamento. 

Os US$ 350 mil de recursos doados pelo BID serão utilizados para desenvolver ferramentas paramétricas que auxiliarão o BNDES no processo de estruturação, especialmente em regiões remotas e de menor viabilidade financeira. O objetivo é direcionar e ampliar investimentos nessas localidades, reduzindo os riscos associados e elevando a probabilidade de sucesso para todos os envolvidos.

Uma das ferramentas desenvolvidas irá estabelecer parâmetros para avaliar previamente a viabilidade técnica, financeira e econômica de projetos de universalização de água e saneamento de um município, um grupo de municípios ou uma região. O estudo dará celeridade e permitirá um uso mais eficiente dos recursos empregados na estruturação dos projetos, uma vez que o BNDES terá em mãos, rapidamente, a informação necessária para fazer a modelagem com mais segurança. 

Especialistas de BNDES e BID também vão trabalhar em conjunto com equipes de consultores na criação de uma ferramenta para calcular os custos operacionais (OPEX) e de investimentos de capital (CAPEX) dos serviços de água e saneamento em favelas e áreas rurais. Esses dados serão incluídos nos modelos financeiros dos contratos de PPP e concessões, viabilizando a definição de ações para atendimento a essas áreas.