LATAS DE ALUMÍNIO

Brasil tem vendas recordes em 2019

03/03/2020
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a Ardagh, Ball, CanPackBrasil e Crown Embalagens venderam 29,6 bilhões de unidades em 2019, um volume recorde e 13,7% superior ao obtido em 2018. Estas são as quatro fabricantes de latinhas de alumínio instaladas no Brasil. "Fatores como o aumento da demanda do consumidor por conveniência e a alteração do perfil do público por produtos mais sustentáveis levaram as fabricantes de bebidas a investir na expansão ou substituição de suas embalagens", diz Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas. 
 
Em 2009, as latas representavam 32% do mercado de cerveja e atualmente este percentual já ultrapassou os 50%. "Nesse período de mais de dez anos, os fabricantes brasileiros de latas entenderam as demandas dos consumidores, usaram novas tecnologias de impressão, mostraram que a embalagem é mais leve e pode ser uma opção interativa, além de ser mais fácil de transportar", relata. 
 
Atualmente, o Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem do mundo, com 97,3%. "O desafio aqui é aumentar o envolvimento do consumidor nessa causa. Acredito que a lata tem uma grande sinergia com a geração que está alcançando o poder de compra. Com esse crescimento potencial, prevejo um mercado em expansão dentro de cinco anos, com uma ampla gama de produtos, mais unidades fabris e o mais importante de tudo, a população o reconhecerá como o pacote mais sustentável do planeta", observa.