PRÊMIO

Brasileira ganha pela primeira vez AWC

25/09/2019
Criadora da startup Aqualuz, formada ao longo do programa Academic Working Capital (AWC) do Instituto TIM, a empreendedora baiana Anna Luísa Beserra venceu o Prêmio Jovens Campeões da Terra, da ONU. O projeto, desenvolvido em parceria com estudantes da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Ceará, é um sistema mecatrônico de filtragem baseada em luz solar. Esta é a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio da ONU voltado para jovens empreendedores com ideias inovadoras para o futuro do planeta.
 
A solução busca resolver a falta de acesso à água potável no Nordeste. O filtro purifica a água da chuva coletada por cisternas de áreas rurais por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o consumo é seguro. O Aqualuz já distribui água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano. Anna Luísa ficou entre os 35 finalistas globais e concorreu na categoria América Latina e Caribe com outros quatro jovens. O prêmio será entregue em cerimônia durante a 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro, em Nova York, Estados Unidos. 
 
O AWC é um programa de educação empreendedora do Instituto TIM que, desde 2015, apoia universitários brasileiros que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma startup de base tecnológica. “Seria impossível evoluir tanto em tão pouco tempo. O programa abriu portas incríveis e mesmo depois do término do nosso período de acompanhamento oficial, continuamos recebendo muito apoio do AWC. Os resultados de hoje são todos frutos do treinamento e do suporte financeiro que recebemos”, conta. 
 
Além do suporte financeiro, o AWC fornece orientação técnica e de negócios, por meio de workshops e acompanhamento semanal com monitores. No fim do ano, os universitários participam da feira de investimentos do programa e apresentam suas soluções para profissionais do mercado e investidores-anjo. Já participaram do programa 300 estudantes, desenvolvendo 109 projetos.