ENERGIA SOLAR

Braskem e Voltalia fecham acordo de 20 anos

09/03/2020

A Braskem fechou contrato de 20 anos com a multinacional francesa Voltalia para compra de energia solar a ser utilizada pelas unidades industriais brasileiras. Com o negócio, a companhia investe em uma matriz limpa e sustentável e conseguirá reduzir a quantidade de emissões de CO2 em 130 mil toneladas ao longo do período do contrato. 

O acordo prevê também a expansão do complexo solar Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Os projetos Serra do Mel 1 & 2 da Voltalia venceram o 30º Leilão de Energia Nova (A-6) realizado em outubro de 2019 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Além dos 32 MW vencedores no leilão, a Voltalia negociou contratos adicionais no Mercado Livre de Energia com uma série de compradores, incluindo a Braskem. Com isso, a capacidade do Complexo Solar Serra do Mel chegará a 270 MW, o equivalente a abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. “A parceria com a Voltalia reafirma nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável, ampliando a utilização de energia renovável em nossa operação. Vale ressaltar também a relevância de contratos de longo prazo como este, que oferecem grande potencial competitivo ao negócio, maximizando seus benefícios para todos os envolvidos”, afirma Gustavo Checcucci, diretor de Energia da Braskem. 

O CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein, disse estar feliz com o primeiro contrato com a Braskem para venda de energia renovável. “Muitos projetos de energias renováveis estão sendo, assim, viabilizados graças aos PPAs (Power Purchase Agreement, na sigla em inglês) corporativos, o que é uma excelente notícia. Deste modo, a Voltalia está viabilizando seu primeiro parque solar, com dimensões de grande porte, no cluster Serra Branca, Rio Grande do Norte, onde estamos combinando energia eólica e solar no mesmo local”.