SANEAMENTO

BRK conclui adutora em Sumaré

15/01/2020
A BRK Ambiental concluiu a obra de implantação da adutora do Picerno no município de Sumaré (SP), que beneficiará diretamente 35 mil pessoas em treze bairros da cidade. Com investimentos de R$ 3 milhões, a adutora já opera e possui 3,5 km de extensão, sendo responsável por levar água tratada da Estação de Tratamento de Água I, na Vila Menuzzo, para o Centro de Reservação Carlota, na Vila Carlota, e é fundamental para aumentar a disponibilidade e melhorar a qualidade da água. “A conclusão dessa obra é de extrema importância para os moradores da região do Picerno que antes sofriam com os rompimentos da antiga adutora e com alteração na coloração da água”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré. 
 
A adutora anterior era de fibrocimento, material suscetível a rompimentos, e a atual é de PVC em sua maior parte e de ferro em um trecho mais baixo da cidade, onde a pressão de água é mais elevada. “Essa alteração no material, é exatamente para evitar possíveis rompimentos em decorrência da maior pressão da água”. Outra alteração é no diâmetro da adutora. A antiga era de 350 milímetros e a que foi implantada é de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e da demanda futura de água. “Com isso, haverá maior capacidade de transporte da água que passa dos atuais 80 litros por segundo para 130 litros por segundo, um incremento de 50 litros por segundo, aumentando em 50% a capacidade desse sistema de abastecimento”, ressalta o diretor da BRK.
 
A construção da adutora faz parte de um ciclo atual de investimentos da BRK de R$ 420 milhões, que contempla obras nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Sumaré.