ENERGIA SOLAR

BYD vai construir placas de geração em Campinas

25/05/2015

Fabricante chinesa de ônibus elétricos, a BYD firmou memorando de entendimento com a Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, para a fabricação de painéis fotovoltaicos em unidade a ser construída na cidade paulista de Campinas. Segundo o documento assinado entre as partes, o Grupo chinês investirá R$ 150 milhões no projeto, que irá gerar 200 postos de trabalho.

A fábrica deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016, com capacidade de 400 MW/ano. “Os projetos da BYD têm sido atendidos com prioridade por nossa equipe, porque a empresa investe não só em tecnologias de baixo impacto ambiental, mas também em inovação por meio de um centro de P&D. O investimento nas placas solares vem complementar ainda mais esse quadro”, explica o Presidente da Agência paulista, Juan Quirós.

Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o novo investimento reforça a vocação de polo de tecnologia do município. “A iniciativa da BYD é muito bem-vinda e traz, além de empregos de qualidade para o município, mais uma opção de geração de energia sustentável. Trabalhamos duro para fazer Campinas crescer ainda mais com qualidade de vida”, disse. O Presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, citou a importância de Campinas como Centro de Inovação para a empresa se instalar na região. “Somos uma empresa de inovação por isso queremos estar próximos das melhores universidades e centros de pesquisa do Brasil”, afirma.

No Brasil, a BYD começou a instalar sua primeira fábrica junto a um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas. A obra está na fase final e demandou aportes de R$ 200 milhões com a geração de 450 empregos diretos. A planta deve ser inaugurada em julho próximo. A unidade será responsável pela montagem de chassis de ônibus elétricos, de baterias de fosfato de ferro (veículos e sistemas de armazenamento de energia). A nova unidade da BYD Energia abrigará a montagem de painéis solares em unidade também em Campinas. O Centro de P&D da empresa no Brasil será focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação pública eficiente (LED).