SUSTENTABILIDADE

Câmara espanhola premia projetos

10/12/2019
A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil (CECBR) divulgou as empresas vencedoras do 7º Prêmio de Sustentabilidade no último dia 3 de dezembro, em solenidade no Consulado espanhol em São Paulo. “O nosso objetivo é prestigiar os melhores projetos, independentemente de seu porte e padrão de atuação, em cada uma das categorias. Bons exemplos precisam ser reconhecidos e promovidos dentro e fora das organizações para inspirar e transformar a sociedade como um todo e não apenas o ambiente corporativo”, disse Alejandro Gómez, diretor executivo da CECBR. 
 
Na edição 2019 os prêmios foram divididos nas categorias Diversidade, Inovação e Socioambiental. Os projetos participantes desta edição superaram a marca de R$ 750 milhões investidos, em áreas como educação, proteção ambiental, promoção de energias renováveis, erradicação da pobreza, empoderamento, saúde, inovação, reutilização de resíduos, redução da pegada de carbono, entre outros. 
 
Entre os benefícios concedidos aos vencedores estão a isenção da cota de associação anual à Câmara em 2020, um workshop de meio período oferecido pela RBPG – Rede Brasil do Pacto Global - sobre a aplicação do SDG Compass, que é uma ferramenta de inserção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - no planejamento estratégico das empresas; acesso a um diagnóstico e mentoria de 12h, oferecido pelo Instituto Ethos e com a metodologia Ethos/ SEBRAE, além de um treinamento com orientações para relacionamento com a imprensa, comunicação digital e tendências de consumer engagement oferecido pela consultoria de comunicação LLYC.
 
O júri foi composto pelas empresas Ideia Sustentável, Instituto Ethos e Pacto Global e analisou um total de 17 projetos inscritos. Cada projeto foi avaliado de acordo com sua representatividade e pontuação nos quesitos relevância, implementação e argumentação do projeto. 
 
A lista dos vencedores por categoria é: Categoria Diversidade – Grande Porte:  empresa (Telefônica Brasil)  com o projeto ‘Vivo Diversidade’. Lançado em 2018, o projeto unificou diferentes ações em um programa transversal à organização que promoveu a inclusão, inicialmente de mulheres, negros e pardos, pessoas com deficiência (PCD) e LGBT+, em todos os níveis hierárquicos da empresa. A vencedora PME foi a Emdoc, com o projeto ‘PARR - Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados’ – o projeto tem como principal objetivo auxiliar na integração de pessoas em situação de refúgio na sociedade brasileira por meio do acesso ao mercado de trabalho, inserção laboral, geração de renda e autossuficiência econômica, visando uma vida mais digna. 
 
Na categoria Inovação, a Grande Empresa vencedora foi a Neoenergia, com o projeto ‘Energia do Futuro’, que visa transformar o modelo de distribuição de energia elétrica das cidades de Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões, tornando-o inteligente através da instalação de medidores inteligentes e um sistema de automação moderno. A vencedora PME foi a Habitar Construções Inteligentes Construção Civil com o projeto ‘Entulho Zero na Construção Civil’. Os profissionais da empresa desenvolveram um processo construtivo sustentável, para construção de casas e pequenas edificações. O objetivo é aprimorar a forma de produzir e administrar os resíduos gerados na construção civil buscando soluções economicamente viáveis para o empreendimento e levando em consideração dois quesitos básicos: adequação ambiental e viabilidade econômica. 
 
Já a Categoria Socioambiental premiou o Banco Santander (Empresa de Grande Porte) pelo projeto ‘Microcrédito - Uma Alavanca para a Prosperidade’. Ele visa promover a inclusão financeira, fortalecer o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda: estes são os objetivos que movem o Prospera Santander Microfinanças desde 2002. A unidade de negócios atua em comunidades desbancarizadas, nos rincões do País, e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a serviços financeiros.