RIO DE JANEIRO

Cedae afirma que água é boa

01/02/2021

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) divulgou nota afirmando que a água distribuída aos cariocas está dentro dos padrões de potabilidade e consumo. Os resultados da análise das amostras por laboratório externo apresentaram traços de geosmina/Mib em níveis muito baixos. Segundo a Cedae, isto explica as alterações de gosto e odor na água, mas o insumo permanece apto para o consumo, além de atender aos parâmetros do Ministério da Saúde. 

O aumento da dosagem de carvão ativado utilizado de forma contínua na entrada da estação Guandu atua na remoção da geosmina/Mib. A Cedae também monitora a quantidade e espécies de algas na lagoa e aplica a argila ionicamente modificada com o objetivo de diminuir a proliferação das algas no local. Além disso, a Cedae solicitou aos laboratórios a redução do prazo no envio dos resultados de concentração de geosmina/Mib e gosto e odor, o que confere mais agilidade na operação de controle de qualidade.

A Cedae publica no site www.cedae.com.br os resultados das análises de concentração de geosmina/Mib no ponto de captação e na saída da ETA Guandu, além dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. O link para os relatórios https://www.cedae.com.br/relatoriosguandu.