BIOMAS

Cerrado recebe Encontro e Feira dos Povos

10/09/2019
O IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, no Complexo Cultural Funarte, em Brasília (DF). O Cerrado está presente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí. A expectativa é que o evento reúna mais de 500 representantes de povos e comunidades tradicionais do Cerrado para chamar a atenção sobre as ameaças enfrentadas pelo bioma, além de dar voz e visibilidade para os povos do Cerrado também por meio de apresentações culturais e realização de feira gratuita e aberta ao público com produtos da sociobiodiversidade.
 
O tem desta edição será “Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia”. O encontro debaterá as pautas prioritárias do bioma. Na oportunidade, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado fará a entrega de uma petição pública com mais de meio milhão de assinaturas para estimular a Câmara dos Deputados a votar pela aprovação da PEC 504/2010, cujo objetivo é transformar o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, visando à diminuição do desmatamento e a preservação dos povos e modos de vida dos biomas.
 
O seminário ‘Cerrado: qual defesa queremos?’, reunirá representantes de povos e comunidades tradicionais, de organizações socioambientais e pesquisadores no Complexo Cultural Funarte no dia 12. No dia seguinte, a Rede Cerrado, organizadora do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, fará uma Assembleia Geral. Todos os dias terão oficinas temáticas, atrações culturais e feira com diversos produtos do Cerrado, como artesanatos, cosméticos, doces, salgados, bebidas e embutidos e fitoterápicos, todos vindos do Cerrado. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
 
Mais da metade da vegetação original do Cerrado já foi desmatada. Ele é o segundo maior bima brasileiro, com 24% de todo território nacional e concentra 30% de toda a biodiversidade brasileira e 5% da mundial. No Cerrado estão localizadas oito das doze regiões hidrográficas brasileira, que abastecem seis das oito grandes bacias hidrográficas do país. É no Cerrado, por exemplo, onde estão três dos principais aquíferos do Brasil: Bambuí, Urucuia e Guarani.
Para conferir as programações detalhadas, basta acessar o link: