SOLOS CONTAMINADOS

Cetem e Petrobras na biorremediação

25/05/2018

A equipe de biotecnologia do Cetem iniciou, em março, em parceria com a Petrobras, o projeto denominado “Aplicação de técnicas moleculares para elucidação e otimização de processos de biorremediação de solos contaminados por hidrocarbonetos e metais”,sendo o mesmo coordenado pela Dra. Claudia Cunha, do Cetem.

O projeto visa obter conhecimento para embasar inovações ao processo de tratamento, visando abatimento eficiente, por processo sustentável, de passivos ambientais da Indústria do Petróleo. A equipe técnica do Cetem propõe o emprego de ferramentas moleculares, incluindo o uso de sequenciador de nova-geração (SNG), que permite a construção de plataformas de sequência de DNA a partir de amostras ambientais.

O projeto será desenvolvido no Laboratório de Bioprocessos do Centro de Tecnologia Mineral (LABIOTEC/CETEM), que detém expertise na área de biotecnologia ambiental, consolidada há mais de duas décadas.

O LABIOTEC/CETEM possui infraestrutura dedicada a esse tema de P&D, incluindo equipamentos tais como o sequenciador de nova geração Ion Personal Genome Machine (Ion PGM), tecnologia Ion Torrent, além do módulo de preparo automático de amostras (Ion Chef). Os resultados irão contribuir para a implementação de inovações no processo de biorremediação, bem como o possível descobrimento de novas rotas de degradação de poluentes.