FUMAÇA PRETA

Cetesb autua mais de 1.000 veículos

17/06/2019
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) autuou 1.108 veículos a diesel após constatar emissão de fumaça preta acima do nível permitido pela legislação ambiental. Entre maio e setembro ocorre a Operação Inverno, que visa reduzir os efeitos da poluição no ar. Nesta operação a Cetesb fiscalizou 63.126 veículos e em 2019 os pontos de fiscalização foram dobrados para 42. 
 
A iniciativa tem a parceria das Polícias Militar, Ambiental, Rodoviárias Estadual e Federal. Paralelamente, a agência ambiental promove campanhas educativas de conscientização junto aos motoristas sobre a importância da manutenção do veículo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, especialmente no período mais seco do ano. “Nosso objetivo é chamar a atenção da população para que se engaje nesta questão ambiental e de saúde pública. A Cetesb possui um Programa para melhoria da manutenção de veículos a diesel, no qual o valor da multa pode ser reduzido em até 70%, caso o responsável comprove que os problemas do veículo foram sanados”, comenta a presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias. 
 
O monitoramento é feito por meio da Escala de Ringelmann, que compara a densidade da fumaça emitida com os padrões de cinza impressos na escala. Outro equipamento utilizado é o opacímetro, que capta a fumaça emitida por meio de uma sonda introduzida no escapamento, enviando os gases para uma câmara dotada de uma fonte de luz e um receptor onde a fumaça é analisada. Há ainda a análise com o ARLA32, um reagente químico composto por 32,5% de ureia de alta pureza que misturado ao diesel reduz a emissão de óxido de nitrogênio (NOx) nos gases de escape dos veículos. A checagem deste componente é feito por um equipamento chamado de refratômetro ou pela adição de uma substância no produto que altera a sua cor, deixando-o azulado se for original.
 
A multa para quem for flagrado com o veículo em condições irregulares é de R$1.591,80, que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano. A operação acontece desde 1984 com motoristas em terminais de cargas, além de megacomandos em rodovias da capital, litoral e interior. Em 2018 foram fiscalizados 151.349 veículos a diesel e aplicadas 2.930 autuações. Segundo o relatório “Operação Inverno Qualidade do Ar 2018” elaborado pela Cetesb, a concentração média de MP10 (partículas inaláveis geradas a partir da queima de combustível que ficam suspensas no ar), a Região Metropolitana da capital alcança um aumento de 28% entre maio e setembro. A média anual é de 29 micrograma/m3 e no período do inverno chega a 37 micrograma por m3