SUSTENTABILIDADE

Clariant é reconhecida pela Henkel e ICIS

23/11/2020

Empresa de especialidades químicas, a Clariant anunciou que foi homenageada com vários prêmios de alto nível na área de sustentabilidade e inovação. A Henkel Adhesive Technologies apresentou à Clariant seu Prêmio de Sustentabilidade 2020. Além disso, a Clariant venceu em duas categorias do ICIS Innovation Awards deste ano: o aditivo multiuso Licocare® RBW Vita, derivado de cera de farelo de arroz bruto, ganhou o 'Melhor Produto', e o catalisador de síntese de amônia AmoMaxTM-Casale, desenvolvido em conjunto com a Casale SA, ganhou o prêmio de 'Melhor Processo Sustentável'. “Uma vez que inovação e sustentabilidade estão entre os pilares estratégicos da Clariant, fico muito orgulhoso de ver que os esforços de nossas equipes estão sendo reconhecidos por nosso parceiro de negócios Henkel, bem como por uma publicação líder do setor no ICIS. Isso mostra que estamos no caminho certo com nossa transformação em uma empresa líder em especialidades químicas ”, disse o diretor de operações da Clariant, Hans Bohnen. 

A Clariant foi homenageada com o Prêmio Henkel de Sustentabilidade 2020 por ser o melhor parceiro externo da Henkel Adhesive Technologies e apoiá-la no fornecimento de maior valor, melhor desempenho e menor impacto ambiental para seus clientes. Um destaque da parceria de negócios foi um webinar personalizado da Clariant sobre Sustentabilidade para as equipes de P&D, Aquisições, Regulamentação e Sustentabilidade da Henkel. Com a participação de mais de 100 funcionários da Henkel em três regiões, marcou uma abordagem inovadora de colaboração entre as duas empresas e foi classificado como muito valioso por todos os participantes. Além disso, a excelente pontuação Ecovadis da Clariant e a transparência na pegada de carbono de seus materiais, especialmente Licocene® TERRA e Exolit® TERRA, que usam matéria-prima renovável, foram um claro diferenciador. “A sustentabilidade se tornou uma megatendência nos diferentes mercados que atendemos e vemos um grande aumento nas demandas dos clientes por soluções com relação à redução de CO2, economia circular e saúde e segurança”, explicou Christian Kirsten, vice-presidente sênior corporativo e chefe global da os negócios Automotivos e Metais na Henkel. “A Clariant demonstrou um forte compromisso em apoiar nossas metas e crescer ainda mais com soluções sustentáveis.”

O ICIS Innovation Awards reconhece e recompensa as empresas que estão abrindo caminho em inovações de produtos, processos e sustentabilidade na indústria química. A linha de aditivos multiuso de ceras Licocare RBW Vita, derivada da cera de farelo de arroz em bruto, ganhou o 'Melhor Produto'. Feito a partir do fluxo de resíduos da produção de óleo de farelo de arroz, apresenta uma alternativa sustentável às ceras de base fóssil e oferece valor agregado em aplicações técnicas. Além disso, o catalisador de síntese de amônia AmoMax-Casale foi premiado com o 'Melhor Processo Sustentável'. Desenvolvido em um esforço conjunto e multidisciplinar da Clariant e da Casale, o AmoMax-Casale é a evolução personalizada da série AmoMax 10 comprovada pela indústria da Clariant. Seu desempenho aprimorado significa que os operadores da planta podem reduzir significativamente o consumo de energia.