MUDANÇAS CLIMÁTICAS

COP-26 é adiada devido à pandemia

06/04/2020

A Conferência sobre o Clima (COP 26), prevista para acontecer em novembro de 2020, em Glasgow, na Escócia, foi adiada para 2021(no mesmo país) em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19). O encontro previa reunir 30 mil pessoas, inclusive 200 líderes mundiais, por um período de dez dias. 

As emissões de CO2 têm que cair 45% até 2030, segundo os compromissos da comunidade internacional assinados na COP-21 cinco anos atrás, em Paris. 

O outro objetivo é limitar o crescimento da temperatura média do planeta ao máximo de 1,5º C. “A COVID-19 é a ameaça mais urgente que a humanidade enfrenta, mas não podemos esquecer que as mudanças climáticas é a maior ameaça que a humanidade enfrenta em longo prazo", informou a secretária-executiva da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, Patricia Espinosa. 

As ONG’s viram o adiamento da COP-26 como necessário, levando-se em conta a situação sanitária mundial. "Adiar a cúpula da ONU sobre o clima é compreensível", disse Sebastian Mang, do Greenpeace, embora tenha advertido que isto não muda nada a "obrigação da União Europeia de aumentar seu objetivo climático para 2030 antes que termine este ano".