MATA ATLÂNTICA

Crianças fazem campanha para restaurar área

24/02/2021

Em janeiro de 2019, após uma visita à base de restauração florestal da ONG SOS Mata Atlântica, situada em Itu (SP), as crianças Marcello (8) e Olivia (11) tiveram a ideia de realizar um financiamento coletivo para “ajudar a plantar um campo de futebol de árvores” e, nas palavras deles, "unir forças para mudar o mundo". No local são produzidas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica - aproximadamente 450 mil por ano - e usadas nos projetos de restauração florestal.

A iniciativa angariou R$ 23 mil para plantar 1.474 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Para chegar à meta de plantio em uma área equivalente a um campo de futebol, a Fundação SOS Mata Atlântica contribuiu com outras 193 mudas. A iniciativa de Marcello e Olivia surge em um momento de grande engajamento global de crianças e jovens pelo clima, já chamados de "Geração Greta" - em alusão à ativista ambiental sueca Greta Thunberg e seu movimento "Fridays For Future", que realiza diversas ações pelo mundo, como a "Greve pelo Clima".

Durante a campanha de arrecadação, as crianças participaram de feiras na escola para divulgação da campanha, bem como para vender camisetas da ONG, jogos da Mata Atlântica e até mesmo tentaram fazer representações sobre a importância da floresta para proteger comunidades de enchentes.