RIO DE JANEIRO

Cunhambebe ganha sede própria e prevê dobrar visitas

17/11/2015

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, inauguraram dia 13 de novembro, a sede própria do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede conta com centro de visitantes com auditório e utiliza modernos critérios de construção sustentável, como energia solar para aquecimento de água, reuso de águas pluviais, telhado verde e madeira certificada.

Segundo estimativas do Inea, o Parque recebe aproximadamente 18 mil visitantes por ano (dados de 2013). A expectativa é que com as obras de melhoria este número venha a dobrar. O complexo administrativo inclui alojamento para o contingente de cerca de 20 guarda-parques que atuam na unidade, além de acomodações para pesquisadores. O investimento totalizou R$ 4,8 milhões, incluindo aquisição de mobiliário, equipamento e veículos.

O Parque Estadual Cunhambebe abrange parte do município de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí e protege área de mananciais, como, por exemplo, as nascentes da microbacia do Rio das Pedras, em Rio Claro. Com área de 38 mil hectares, o PEC foi criado em 2008 e tornou-se um importante polo turístico da Costa Verde. Entre suas atrações estão o Pico do Sinfrônio, com 1,5 mil metros, em Angra dos Reis, e o das Três Orelhas (1,1 mil metros), em Mangaratiba, além da Pedra da Conquista. As cachoeiras, como a do Véu da Noiva, e o sítio histórico da Estrada Imperial também atraem muitos turistas.

A construção da sede é apenas uma das medidas para consolidação da unidade, como a elaboração do plano de manejo; instalação de placas de sinalização e a capacitação da comunidade do entorno para atividades turísticas de base comunitária. Dentro do programa de regularização fundiária, foram desapropriados 1,7 mil hectares de áreas particulares situadas dentro dos limites do parque. A Área de Proteção Ambiental (APA) de Mangaratiba também terá sua sede funcionando no novo complexo administrativo.