BARRAGENS

Cursos de especialização em segurança

22/01/2021

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebe entre os dias 15 e 29 de janeiro inscrições para o curso de especialização em segurança de barragem para usos múltiplos. Ao todo, são 36 vagas para servidores públicos permanentes dos órgãos gestores estaduais que atuam na área de segurança de barragens de usos múltiplos, além de profissionais da Defesa Civil nos estados e no Distrito Federal. 

Além de ser servidor efetivo dos órgãos gestores estaduais, o candidato deverá ter disponibilidade de oito horas semanais para o curso, formalizada por sua instituição e possuir nível superior em Geologia ou alguma das engenharias a seguir: Civil, Sanitária e Ambiental, Ambiental, Sanitária, Agronômica (ou Agronomia), Agrícola ou Geológica. De acordo com o Edital nº 001/2021, a especialização terá 476 horas, divididas em dez módulos distribuídos entre 22 disciplinas sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei nº 12.334/2010. As aulas acontecem de 12 de março de 2021 a 30 de janeiro de 2022 na modalidade de ensino remoto por meio da plataforma Moodle.

O processo seletivo terá etapa única, com a avaliação do histórico escolar do candidato na graduação, a experiência profissional nos últimos dez anos na temática de segurança de barragens e sua capacitação em cursos de pós-graduação ou extensão no período. O Edital nº 001/2021 e a ficha de inscrição podem ser acessados no link http://www.eng.ufba.br/lato-sensu. Todas as etapas da seleção também serão divulgadas neste site e o resultado final será publicado em 22 de fevereiro. Para mais informações, envie e-mail para cursobarragem.usosmultiplos@gmail.com ou ligue para (71) 98816-5866.