ABES

DAE Jundiaí entre os dez melhores

15/06/2020

Pelo quarto ano consecutivo, o município paulista de Jundiaí figura entre os dez melhores em saneamento, de acordo com o ranking "Universalização do Saneamento", promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A cidade melhorou sua posição em relação a 2019, e agora ocupa o oitavo lugar em âmbito federal e o quinto no estado de São Paulo. "Jundiaí tem boas condições de saneamento, justamente por conta da constância das iniciativas que fizeram a cidade chegar a esse patamar. A ascendência no ranking evidencia que conduzimos os serviços com a devida seriedade. Saneamento básico tem relação direta com a saúde, principalmente com a prevenção, que é área prioritária do governo. Estarmos perto de atingir a universalização vai muita além de levar infraestrutura adequada, mas assegurar melhores condições de saúde", avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí está na categoria "Rumo à Universalização", com 99,07% de abastecimento e 98,23% de coleta de esgoto, com 100% de esgoto tratado. "Isso mostra que o planejamento a longo prazo desenvolvido pela DAE para Jundiaí tem sido cumprido à risca. Temos trabalhado para ampliação da reservação de água bruta e de água tratada, mas avançando também em levar novas redes de água e esgoto a toda a cidade", avalia o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares.

Em 2020 a DAE Jundiaí elaborou projetos executivos de extensão de interceptor, rede coletora de esgoto, redes de distribuição de água e adutoras no município. "A ideia é exatamente entendermos com precisão o que será necessário para chegar a estes locais sem redes de água e esgoto ainda, e levar os dois serviços à porta da casa dos moradores", afirma Palhares.

Entre eles, estão as regiões dos bairros Champirra e Mato Dentro, onde a DAE já começou as obras de implantação de 16 km de emissários, além do projeto executivo de 23 km de redes coletoras. Redes de água e adutoras também serão executadas.