GS INIMA BRASIL

Duas empresas premiadas pela ABES

08/04/2019
A Ambient - Serviços Ambientais de Ribeirão Preto e a SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba, empresas pertencentes ao Grupo GS Inima Brasil, foram premiadas por estar entre as 29 cidades de mais de 100 mil habitantes com os melhores índices de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. O prêmio é concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A associação realiza pesquisa nacional e contempla os municípios que forneceram as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento.
 
A ABES recebeu informações de quase dois mil municípios, dos quais apenas 80 estão na categoria máxima ‘Rumo à universalização’. Dentre os de grande porte - com mais de 100 mil habitantes – somente 29 estão na categoria, sendo todos das regiões Sudeste e Sul. As outras categorias são ‘Compromisso com a universalização’, ‘Primeiros Passos para a universalização’ (onde se enquadra a maioria dos 1.894 municípios pesquisados) e ‘Empenho para a universalização’.
 
Ribeirão Preto, que conta com quase 695 mil habitantes, obteve o 13º lugar no Ranking ABES da Universalização do Saneamento de 2018, com 497,40 pontos na avaliação. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, acompanhado do diretor-técnico do DAERP, Lineu Andrade de Almeida, recebeu o prêmio das mãos do presidente ABES, Roberval Tavares de Souza. O Comissário Geral da Agência Reguladora DAEA, Márcio Saito, representou o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e recebeu o prêmio acompanhado pelo diretor-técnico da SAMAR, Rondinaldo Lima, de Sérgio Roberto Bahls, diretor da ABES. 
 
Araçatuba conta com 192 mil habitantes e desde a entrada da SAMAR, em 2012, já foram investidos R$ 81 milhões na melhoria dos serviços de saneamento. A cidade obteve o 20º lugar no Ranking ABES, com 495,16 pontos. A nota máxima é 500. “Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando, assumindo compromissos e entregando excelentes resultados como os alcançados por Ribeirão Preto e Araçatuba”, afirmou Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil.