04/05/2021
EMBALAGENS DE TINTAS

Empresas estimulam descarte correto

A AkzoNobel e a startup Green Mining lançaram na última semana de abril um programa de recompensas para o mercado de tintas. O objetivo é estimular consumidores e, principalmente, pintores a descartar de forma adequada as embalagens de tinta. O consumidor poderá descartar baldes e latas de tintas vazias em postos de coleta localizados em unidades das lojas Casa Toni e no Bazar das Tintas. Com a ação, o consumidor poderá acumular pontos e trocar por brindes como camisetas, bonés, macacões e trinchas ou por descontos nas próximas compras. 

Denominada "Pintando o Futuro", a iniciativa quer estimular a recuperação das embalagens pós-consumo de forma eficiente, trazendo-as de volta para o ciclo de produção. Serão recebidas embalagens de qualquer tipo ou marca. No entanto, baldes de plástico e as da marca CORAL terão a maior pontuação. "Com esta parceria, estamos não somente promovendo a cultura da reciclagem, mas também vamos diminuir os impactos ambientais e recompensar o consumidor, principalmente pintores, que descartam uma grande quantidade de resíduos. Queremos mostrar que existe um ciclo virtuoso na valoração de embalagens quando usamos tecnologia para trazer a eficiência e rastreabilidade obrigatória. Afinal, a logística reversa só existe quando comprovada a procedência de materiais pós-consumo", explica Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining. 

Os baldes de plásticos e as latas seguirão para a reciclagem com a expectativa de retornarem ao ciclo de produção no futuro. "Sustentabilidade é um princípio fundamental e orienta nossas atitudes e forma de pensar. A implantação deste programa, ao lado de nossos parceiros, faz parte de mais uma das ações da AkzoNobel em prol da economia circular e nossa ambição de inovar de maneira sustentável", afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Sustentabilidade na América do Sul da AkzoNobel. A parceria entre as empresas surgiu por meio do Braskem Labs - programa de aceleração de negócios com impacto socioambiental positivo da Braskem - que selecionou a Green Mining, especializada em logística reversa inteligente, para participação na edição de 2020. A partir das mentorias realizadas ao longo do ano, as empresas desenharam e desenvolveram, em conjunto, todo o projeto, desde a definição do local onde as embalagens seriam coletadas, tipo de materiais até o sistema de pontuação.

Veja também

10/05/2021
MEIO AMBIENTE | Parceria recicla 23,8 toneladas de vidro
04/05/2021
REMANUFATURADOS | Indústria Fox investe em e-commerce
19/04/2021
LATAS DE ALUMÍNIO | Índice de reciclagem chega a 97,4%
11/04/2021
RESÍDUOS | Matéria-prima para cimenteiras
29/03/2021
ISOPOR | Florianópolis ampliará reciclagem
15/03/2021
COLETA SELETIVA | Cartilha da UFSCar orienta catadores
03/03/2021
PLÁSTICOS | Projeto proíbe não recicláveis
24/02/2021
LIXO NOS MARES | Programa Pellet Zero é destaque no Brasil
19/02/2021
PLÁSTICO | Resíduos são transformados em embalagens
08/02/2021
COLETA DOMÉSTICA | Descarte correto de micropoluentes
01/02/2021
RESÍDUOS | BMW Brasil reinsere PVC na produção
22/01/2021
ECONOMIA CIRCULAR | Tampinha Legal já destinou mais de R$ 1 milhão