Empresas prometem 2,5 bilhões de árvores até 2030

23/09/2021
A plataforma lançada visa apoiar o impulso crescente em torno de soluções baseadas na natureza.

Empresas de todos os setores estão trabalhando para apoiar florestas saudáveis e resilientes por meio da plataforma de árvores 1t.org. Com o lançamento do processo de promessa global da 1t.org em setembro, mais de 20 empresas se comprometeram a conservar, restaurar e cultivar mais de 2,5 bilhões de árvores em mais de 50 países até 2030.

A meta de trilhões de árvores não substitui os programas de emissão líquida zero - as empresas e as indústrias ainda precisam descarbonizar para cumprir as metas climáticas. A plataforma lançada visa apoiar o impulso crescente em torno de soluções baseadas na natureza, para mobilizar a comunidade de restauração global e capacitar qualquer pessoa que queira fazer parte do movimento. A comunidade compartilha as melhores práticas, promove florestais responsáveis e dimensiona soluções para ter impacto global.

Nicole Schwab, Co-Diretora, Plataforma para Acelerar Soluções Baseadas na Natureza disse: "Estamos em um ponto crítico. É nossa responsabilidade coletiva deixar para trás um planeta que seja habitável para as gerações futuras. O setor privado tem um papel fundamental a desempenhar para trazer sua experiência para a mesa e investir em soluções climáticas naturais, como restauração. É encorajador ver mais e mais empresas adotando esta transição necessária para modelos de negócios positivos para a natureza líquido zero”. 

A onda inicial de empresas que fizeram promessas globais à 1t.org inclui: Amazon, APRIL Group, AstraZeneca, Brambles, Capgemini, Clif Bar, Daterra Coffee, Eni, HP Inc., Iberdrola, Mastercard, Nestlé, PepsiCo, Salesforce, SAP, Shell, Suzano, Teck Resources Ltd., tentree, Travellers, Unilever, UPS, VMware e Zurich Insurance Group. "Fazer doações à 1t.org foi uma escolha natural para a UPS", disse Nikki Clifton, presidente de impacto social da The UPS Foundation. "O compromisso da UPS de plantar mais de 50 milhões de árvores até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, está promovendo a equidade global e o bem-estar para comunidades carentes em cidades e países em desenvolvimento em todo o mundo. É outro exemplo dos 543.000 funcionários da UPS transferindo nosso mundo para à frente, entregando o que é importante”. 

As empresas também trabalham em colaboração por meio da 1t.org Corporate Alliance para impulsionar o impacto, comprometendo-se com a liderança, ação, integridade, transparência e aprendizado. A aliança permite que as empresas enfrentem desafios comuns em conjunto e conecta as empresas com a comunidade de inovadores, parceiros e capítulos regionais da 1t.org. "As discussões da 1t.org Corporate Alliance nos deram insights valiosos sobre como outras empresas estão planejando e gerenciando seus próprios projetos de restauração e conservação. A plataforma oferece um grande espaço para aprendizagem e ideias mútuas", disse Craig Tribolet, Chefe de Operações de Sustentabilidade, APRIL Grupo. "1t.org também nos permite compartilhar atualizações sobre nossa própria jornada para defender paisagens prósperas, como parte de nossa abordagem de proteção de produção e sobre o progresso que fizemos em relação aos nossos compromissos de sustentabilidade de longo prazo", disse ele.

Árvores e florestas saudáveis e resistentes são uma parte dos esforços necessários para combater as mudanças climáticas. Estudos mostraram que as árvores podem reduzir os efeitos das ilhas de calor urbanas em até 5°C e os custos de energia em US$ 7,8 bilhões por ano. Globalmente, o manejo sustentável de florestas pode criar US$ 230 bilhões em oportunidades de negócios e 16 milhões de empregos em todo o mundo até 2030. Do ponto de vista da saúde, as árvores absorvem 17,4 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos por ano, ajudando a prevenir 670.000 casos de asma e outros sintomas respiratórios agudos por ao. A chance de ocorrência de incêndios florestais extremos também diminui drasticamente quando as florestas são manejadas de maneira adequada, por exemplo, cultivando espécies de árvores especialmente selecionadas em áreas queimadas e usando novas técnicas de plantio para resiliência a futuros incêndios florestais.