EVENTOS

Encontro Lixo Zero acontece dia 23 de abril

19/04/2021

A edição 2021 do Encontro Lixo Zero São Paulo, polo de debate e discussão da gestão de lixo na cidade de São Paulo, acontece no próximo dia 23 de abril, das 9h às 21h, com o mote “Circular para Não Parar”. “Em 2020, discutimos muito sobre o confinamento na pandemia e seus impactos. Acreditávamos e torcíamos para que o encontro de 2021 ocorresse de forma presencial e que todos pudéssemos estar próximos e falar de uma nova realidade, com saúde, com respeito ao meio ambiente, com menos desigualdades. Estamos nos aproximando do meio do ano de 2021 sem termos ainda uma perspectiva de um futuro sem pandemia. Ainda não conseguimos ter claro a realidade que enfrentaremos”, afirma Flávia Cunha, coordenadora do Grupo de Trabalho Lixo Zero da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) e Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em São Paulo. 

O foco do ELZ2021 é, de forma propositiva, trazer uma mensagem otimista. “Se no ano passado olhamos para os sintomas que causam o lixo, neste ano queremos ter falas que se transformem em ações”, completa Flávia. Ações de pessoas, de cidadãos comuns, de empresas, de gente que está fazendo a diferença na vida das pessoas. O encontro terá dois blocos temáticos que tratarão da perda e do desperdício de alimentos. Afinal, ‘se tem gente com fome, dá de comer”. 

O primeiro painel, das 9h00 às 10h30: Perda de alimentos no varejo - reduzir para ganhar, irá debater o papel dos supermercados na redução do desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento e o efeito do desperdício no preço dos alimentos. As ações que o varejo alimentar pode adotar para reduzir o desperdício, como o planejamento de demanda para a redução de excesso, a interação com fornecedores, as políticas de doações, a revisão das práticas promocional e de vendas especiais, e as práticas de preparo que ajudam a consumir de forma consciente. Na sequência, o painel Conexão alimentar - a tecnologia para o não desperdiçar, das 11h às 12h30 vai discutir as novas tecnologias em busca do combate ao desperdício de alimentos: empreendedores atuantes em São Paulo discutem os caminhos mais inovadores rumo ao Lixo Zero em supermercados, restaurantes e cidades.

Na parte da tarde acontece o Painel 3, das 15h30 às 17h00: Economia Circular - fazer MAIS com o mesmo, que propõe explorar oportunidades e desafios na Economia Circular no Brasil como um processo agregador, desde repensar a embalagem (do desenvolvimento ao pós-consumo), o reuso e reinserção de materiais na cadeia produtiva, a valorização da cooperativa e a reinvenção de negócios de forma colaborativa a serviço da geração de impacto social e relevância para o planeta. Por último, das 18h30 às 20h, O lixo tem remédio - a hora do descarte consciente abordará a Logística Reversa de Medicamentos: os direitos e deveres do consumidor em relação ao descarte dos remédios e suas embalagens. Os deveres das farmácias, drogarias e fabricantes. As formas de descarte e os pontos autorizados para recebê-los.

O ELZ é promovido todos os anos em diversas cidades do país pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o objetivo de disseminar as melhores práticas sobre lixo zero e economia circular. Em 2020, o ELZ mobilizou 54 cidades na promoção dos encontros digitais. Em São Paulo foram mais de 2.900 pessoas acompanhando o evento em tempo real e mais de 6.000 de forma assíncrona.

O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, com curadoria da Casa Causa e organizado pela MUDA Coletivo Criativo. Patrocinadora Nespresso  e apoio da MUSA Waste Management Platform, MassFix Reciclagem de Vidros e Poiato Recicla. A programação e inscrições gratuitas estão disponíveis na página da ABRAPS www.abraps.org.br e no link http://bit.ly/3dJoqtG.