Enfil desenvolve projetos de reuso da água em diversos municípios

25/03/2024
Os projetos utilizam tecnologias avançadas como clarificação, sistema de filtração em carvão ativado, eletrodiálise reversa e sistema de desmineralização por troca iônica

A Enfil tem desenvolvido projetos de reuso de água como, por exemplo, para a Petrobras, utilizando tecnologias avançadas como clarificação, sistema de filtração em carvão ativado, eletrodiálise reversa e sistema de desmineralização por troca iônica. A empresa construiu também a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Boa Vista, em Campinas (SP), para a Sanasa, com destaque para o uso do processo MBR e sistema de ultrafiltração por membranas submersas de fibra oca, com capacidade para tratar 180 l/s.

O projeto inclui também a execução da travessia de interceptor de esgoto nas Rodovias Anhanguera/Bandeirantes. Esse tipo de iniciativa promove o reuso da água, conservando recursos hídricos, melhorando a qualidade de vida e demonstrando compromisso com a sustentabilidade e desenvolvimento consciente.

A Enfil também executa a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, em São Bernardo do Campo, que visa aumentar a capacidade de tratamento para 6,5 m³/s, beneficiando diretamente a população local e permitindo que a ETA atenda uma população ainda maior com água tratada e segura para consumo (pelo menos 3 milhões de pessoas).