BIOCOMBUSTÍVEIS

Equipe da USP participa de estudo da ONU

01/03/2016

A professora Lara Bartocci Liboni, do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP) e os alunos de pós-graduação em Administração de Organizações, Marcelo Elias dos Santos e Marlon Fernandes Rodrigues Alves, do curso de doutorado, e os alunos do mestrado Larissa Marchiori Pacheco e Bruno Garcia de Oliveira participaram da elaboração do relatório “Second-Generation Biofuel Markets: State of Play, Trade and Developing Country Perspectives”, divulgado dia 23 de fevereiro pela United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), ligada à ONU. Os pesquisadores foram os únicos representantes de uma instituição de ensino brasileira na pesquisa.

O estudo aponta que biocombustíveis avançados feitos a partir de biomassa não alimentar (biocombustíveis de 2ª geração) são uma realidade comercial e como esse mercado pode ser explorado e se tornar tecnologia disponível para países em desenvolvimento.

Com um foco específico em etanol celulósico, um novo tipo de biocombustível produzido a partir de bagaço, madeira, grama ou de partes não comestíveis de plantas, o relatório oferece uma análise abrangente do setor de biocombustíveis de segunda geração.

O estudo da ONU aponta o Brasil como 4º país com capacidade instalada para produção de etanol de segunda geração, atrás apenas de Estados Unidos, China e Canadá. A capacidade instalada atual do Brasil é de 177,34 milhões de litros, o que representa 12% do total instalado no mundo.

Entretanto, o estudo mostra que o Brasil não definiu metas de consumo de etanol de segunda geração, mas que tem introduzido incentivos para promover tanto a pesquisa e desenvolvimento quanto o início de produção. “Participar de um projeto desses é importante não só pelo avanço na pesquisa, mas também pela oportunidade da troca de conhecimento”, afirma a professora. O relatório está disponível, em inglês, no site http://unctad.org/en/pages/PublicationWebflyer.aspx?publicationid=1455