ENERGIA SOLAR

ES quer triplicar investimentos

01/12/2020

O governo do Espírito Santo, com o apoio da ABSOLAR, lançou o Programa GERAR, que prevê triplicar os investimentos em geração distribuída solar fotovoltaica no estado e ampliar incentivos para as fontes renováveis. O projeto inclui ampliação das opções de financiamento, simplificação do licenciamento ambiental e incentivos fiscais, em linha com o compromisso assumido pelo estado de redução de emissões de poluentes e de combate às mudanças climáticas. 

Entre os destaques do programa está a ampliação de isenções do ICMS na micro e minigeração distribuída, a exemplo de medidas adotadas em estado líderes na solar distribuída. “O Espírito Santo ocupa a 16ª posição no ranking estadual da energia solar na geração distribuída, com mais de 73,4 MW em potência instalada na modalidade, totalizando cerca de 5,3 mil sistemas de geração de pequeno porte”, comenta o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia. 

A região já recebeu mais de R$ 350 milhões de investimentos de empresários e consumidores capixabas e até pouco tempo o Espírito Santo era muito dependente de recursos fósseis. Com o programa, o foco do governo estadual está em avançar na direção das fontes renováveis, em especial da tecnologia solar fotovoltaica.