Essencis inaugura Centro em Caieiras

23/03/2020
A ideia é que as empresas parceiras utilizem o espaço para workshops e eventos próprios.

A Unidade de Valorização Sustentável Essencis Caieiras, empresa do Grupo Solvi, desenvolveu seu novo Centro de Educação Ambiental (CEA) inaugurado na primeira quinzena de março. Segundo Ana Rita Lopes, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Solvi, o centro tem como base quatro pilares: institucional, direcionado ao fortalecimento da imagem da empresa junto aos parceiros, clientes e sociedade; social e educacional, desenvolvendo projetos de geração de renda e educação de qualidade à comunidade, e ambiental, sobretudo por meio do tratamento adequado de resíduos. “A ideia é que as empresas parceiras utilizem o espaço para workshops e eventos próprios e também contribuam com alguma cota em projetos sociais do Instituto Solvi”, explica Ana Rita.

O Programa Portas Abertas da empresa passa a integrar o CEA e, em 2019, recebeu quase 2 mil pessoas, entre visitantes vindos de escolas, universidades, instituições governamentais e ONGs, interessados em conhecer o empreendimento. “Não existe a mágica do lixo. Há toda uma cadeia por trás e precisamos mostrar para a sociedade qual é a melhor forma de realizar esse trabalho. Sentíamos falta de um centro de educação ambiental mais estruturado, para que pudéssemos realizar alguns programas, sobretudo com as crianças, além de treinar, conscientizar e tornar a sociedade um pouco mais sustentável”, pontuou Ciro Gouveia, diretor da Essencis Soluções Ambientais. 

O CEA conta com um auditório, sala de maquetes, biblioteca com livros de educação ambiental, onde terão leituras mediadas com crianças, e um viveiro com mudas cultivadas de espécies nativas da Mata Atlântica, além de atividades que permitam aos frequentadores contato direto com a natureza. Convidados e parceiros realizarão oficinas sobre temas ligados ao meio ambiente em uma sala equipada com computadores nos quais jogos lúdicos sobre temas ambientais estarão disponíveis aos pequenos visitantes. As visitas por ora estão suspensas por conta do surto de coronavírus no País, e serão retomadas apenas após a melhora do cenário. “Por meio do Centro de Educação Ambiental fortaleceremos outros programas que já fazem parte do dia a dia da Essencis Caieiras, como o Palestra de Profissões, no qual   colaboradores vão a escolas municipais e falam sobre o extenso leque de profissionais envolvidos na rotina de trabalho do aterro sanitário, explicando suas funções, e o Dia do Voluntariado, realizado em alguns locais da comunidade que necessitam de apoio para, por exemplo, uma reforma estrutural”, afirma Débora Zonzini, coordenadora de Excelência e Sustentabilidade Empresarial da UVS Essencis Caieiras.