ESGOTO

ETE na Áustria será autossuficiente em energia

04/12/2015

A Siemens anunciou que dará suporte à planta de tratamento de esgoto de Viena, Áustria, para torná-la mais sustentável. Para isto, a empresa fornecerá sistemas de distribuição de controle, medição, análises e energia, bem como a aparelhagem de baixa e média tensão, além da instalação e comissionamento de sistemas individuais.

Serão cerca de 24 milhões de euros que integram o "E_OS 2020" (Energy_Optimization Sludge Treatment), o maior projeto ambiental já realizado pela cidade de Viena. A partir de 2020 a principal estação de tratamento de esgoto vai usar gás para gerar autonomamente toda a energia necessária para o tratamento de águas residuais. Para o próprio tratamento de esgoto, é utilizado um método eficiente com teor reduzido de água e o dobro de teor de sólidos, o que resulta na redução da energia consumida durante a digestão anaeróbica e a geração de gás. A estação de tratamento principal, que atualmente está entre os maiores consumidores de energia na comunidade, deve gerar uma potência de 78 GWh de energia elétrica e 82 GWh de energia térmica. No total, este método deve economizar cerca de 40 mil toneladas de CO2 por ano.

Christian Gantner, Diretor Geral da estação de tratamento, disse que “a conversão da estação de tratamento de águas residuais em uma usina de energia verde é um contribuição valiosa para uso responsável dos recursos naturais e para a geração de energia sustentável. As tecnologias eficientes da parceira Siemens desempenham papel fundamental para que alcancemos nossos objetivos ambientais e climáticos”. O CEO da Siemens AG Áustria, Wolfgang Hesoun, comentou que o fator fundamental para que uma cidade alcance sucesso em seus objetivos ambientais são as medidas que geram benefícios eco-econômicos. “Ao fazer isso, estamos nos concentrando tanto na eficiência energética, conservação de recursos e sustentabilidade como em tecnologias inteligentes e sistemas de rede”.