MEIO AMBIENTE

Fakebook.eco combate desinformação ambiental

15/06/2020

O Fakebook.eco é a primeira plataforma online de combate à desinformação ambiental no Brasil. Ela traz esclarecimentos sobre os principais mitos em meio ambiente, verifica o discurso de autoridades públicas e notícias falsas que circulam pelas redes. Lançado no último dia 8 de junho, a iniciativa é do Observatório do Clima e conta com as parcerias dos portais de notícias ambientais e científicas Infoamazônia, Direto da Ciência, Oeco, Projeto Colabora, além do blog O que Você Faria se Soubesse o que eu Sei?, do climatologista Alexandre Araújo Costa.

A plataforma é a junção de outros dois projetos - o Fakebook, produzido em conjunto pelo OC, o Greenpeace e o ClimaInfo em 2019, e o Agromitômetro, a iniciativa de checagem de informações ambientais do OC, existente desde 2018. O Fakebook.eco tem como objetivo organizar, de forma didática, o conhecimento essencial sobre os principais mitos, as distorções e os mal-entendidos que rondam o debate ambiental no Brasil. Por um lado, o site funciona como um repositório onde mitos comuns (as "falácias frequentes") são desfeitos. Por outro, fará verificações rápidas ("verificamos") de declarações de autoridades ou fake news diversas sobre meio ambiente. O site contém ainda um canal pelo qual o público pode enviar notícias suspeitas para averiguação.

No dia de lançamento, o site trouxe um artigo exclusivo do físico Ricardo Galvão, eleito pela revista Nature uma das dez pessoas que fizeram a diferença para a ciência em 2019. Professor da USP, Galvão foi diretor do Inpe até julho do ano passado, quando foi demitido por Jair Bolsonaro, que tentou desacreditar os dados de monitoramento de desmatamento do instituto. No texto, o físico apresenta as perspectivas para a Amazônia diante da operação do Exército de controle do desmate, iniciada em maio.

O site também traz a estreia do segundo vídeo da série "Fatos Florestais", do OC e produzido por Fernando Meirelles e direção de Gisela Moreau. O vídeo mostra a conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo e a atriz Marisa Orth sobre licenciamento ambiental, desfazendo uma série de mal-entendidos comuns sobre o tema. No lançamento, o Fakebook.eco verificou afirmações do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre o programa Floresta +, do governo federal.