SANEAMENTO

Fenasan vai de 17 a 19 de setembro

10/09/2019
O 30º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento) e a Fenasan (Feira Nacional de Meio Ambiente) serão realizados entre os dias 17 e 19 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. Os eventos são promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp. O Congresso acontece das 9h às 18h, enquanto a Feira, das 13h às 20h. 
 
O encontro tem início às 10h com uma palestra Magna sobre ”Perspectivas do Saneamento Ambiental no Estado de São Paulo”, ministrada pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido. A programação do evento inclui temas que estão na pauta do País. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.fenasan.com.br/inscricao e o credenciamento gratuito através do https://www.fenasan.com.br/credenciamento. A programação com mesas redondas e painéis estão disponíveis no https://www.fenasan.com.br/fenasan2019-grade-17set. 
 
No 1º dia acontece o painel “Saúde - reflexos do saneamento e poluentes ambientais (o que os dados epidemiológicos nos revelam?)”, das 17h às 18h. O encontro terá a presença de Telma Nery (Sabesp) e Fatima Marinho (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP) e coordenação de Sonia Nogueira (Sabesp). Ela que é madrinha da mesa, explica que o Painel “discutirá à luz dos estudos epidemiológicos existentes, com representantes de instituições técnicas da saúde e do setor de saneamento, como utilizar a metodologia e como incorporar o fator saúde às avaliações de acesso a estruturas sanitárias no Brasil, por meio da estimativa da Carga Global de Doença atribuível a estruturas sanitárias insuficientes no país”. Mais cedo, ainda no 1º dia, acontece a mesa redonda “Segurança de barragem no setor de recursos hídricos e saneamento”, às 13h. O debate terá como moderador Ricardo Borsari (Sabesp) e os palestrantes José Augusto Mendes (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo), Carlos Henrique de Medeiros (Comitê Brasileiro de Barragens) e Wongsui Tung (Sabesp).
 
No dia 18 é realizada a Mesa Redonda “Água de beber: inovações nos critérios de potabilidade e políticas públicas de saneamento e saúde”, das 11h às 12h30, com a participação dos especialistas José Carlos Mierzwa (Universidade de São Paulo), Thais Araújo Cavendish (Ministério de Saúde) e Marcelo de Paula Neves Lelis (Ministério da Integração. A coordenação desta mesa será da Engenheira Roseane M. Garcia Lopes de Souza, coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Pública e de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP).
 
No dia 19, às 11h, é realizada a mesa redonda “Perspectivas do Marco Legal do Saneamento”, tema que tem movimentado discussões em todo o país nos últimos dois anos (o Projeto de Lei que revisa o Marco deve ser votado até outubro deste ano). Coordenado por Viviana Borges, Presidente da AESabesp, o painel contará com moderação de Roberval Tavares de Souza, Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, e os palestrantes convidados Michelli Takahara, Secretária Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Percy Soares Neto, da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto - ABCON, e Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE.
 
Promovida há 30 anos consecutivos pela AESabesp, a Fenasan é realizada simultaneamente com o Encontro Técnico da AESabesp. Entre visitantes da Feira e congressistas do Encontro/Congresso, o evento recebe em média 22 mil pessoas em cada edição anual. Seu público é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor.