PLÁSTICO

Garrafa mais leve economiza 35%

06/12/2017
A Plastipak desenvolveu em parceria com Puríssima Água Mineral e Natural uma nova embalagem ecologicamente correta. Denominada Super-Lightweight, a garrafa de 9,7 gramas, tem redução de 35% de plástico em comparação com o recipiente anterior de, 14,8 gramas, além da tampa que pesa apenas 1 grama, o que aponta uma diminuição de 56% em relação à antiga. A mudança impede o descarte de mais de 110 toneladas de matéria-prima por ano. As mudanças foram feitas na garrafa de 497 ml sem gás da empresa. “A Plastipak, por ter uma fábrica de água no grupo, tem muita experiência com esse tipo de embalagem ultraleve e trouxe todo esse know-how para o mercado Brasileiro” afirma Evandro Pereira, diretor geral da Plastipak no Brasil. “Em relação a Puríssima, foi possível alinhar todos esses pontos com a estratégia da marca (ECO) e nosso cliente foi o pioneiro a utilizar essa solução na região Centro-Oeste”, completa.
 
A ideia da parceria foi desenvolver uma embalagem mais sustentável durante todo o processo de produção, o que inclui redução no uso de matéria-prima, o custo para transporte e a diminuição do armazenamento dessa nova garrafa. Além disso, a resistência da embalagem não foi afetada pela redução de plástico em sua composição. 
 
O gerente comercial e sócio da Puríssima Água Mineral e Natural, Filipe Franzner, afirmou que o objetivo é implantar essa nova tecnologia em todas as embalagens que for possível. “Além disso, temos um projeto de recolher as embalagens PETS descartadas junto com a população, que será lançada em breve. Com esse projeto vamos reduzir ainda mais a quantidade de PET descartada no meio ambiente”, explica.