Gerando energia elétrica no Paraná

14/05/2021
BYD entregará um caminhão elétrico para realizar a coleta no município de Ponta Grossa (PR).

Fabricante mundial de baterias de fosfato de ferro-lítio e de veículos 100% elétricos, a BYD entregará um caminhão elétrico BYD eT8 para realizar a coleta de 12 toneladas diárias de resíduos orgânicos sólidos no município de Ponta Grossa (PR). O objetivo é gerar energia elétrica para prédios públicos na cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária de limpeza urbana da cidade pertencente ao Grupo Philus, inauguraram recentemente a UTB - Usina Termoelétrica a Biogás. O caminhão elétrico fará a coleta diária dos resíduos orgânicos (resto de alimentos, hortifrútis, sementes, óleo de cozinha usado, etc.) e transportará até a UTB. Desde a publicação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, o município vem implantando melhorias e adequações a fim de atender integralmente aos requisitos impostos pela legislação.

Assim que chega à UTB, os resíduos vão para um pré-tanque, onde é analisado e, em condições adequadas, é direcionado para os biodigestores. No interior dos biodigestores, as bactérias realizam a digestão da matéria orgânica através de um processo anaeróbico, e nesse processo produzem o biogás – um gás composto por grande quantidade de metano, material altamente combustível. Então, o gás é direcionado para os motogeradores, onde é queimado, e com isso, produz-se energia elétrica, a qual é transferida diretamente para a rede da Copel (concessionária de energia do estado).

A UTB possui uma capacidade instalada de processamento de até 30 t/dia de resíduos orgânicos. Com a energia elétrica exportada pela UTB será possível abastecer o Hospital Municipal (Pronto Socorro), o Hospital da Criança, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Santana) e o prédio sede da administração pública (paço municipal). "A BYD está sempre alinhada com projetos verdes que contribuem para a saúde das pessoas e a preservação ambiental. Apenas um caminhão deixa de emitir 82 toneladas de CO2 por ano comparado a um outro veículo a combustão, o equivalente ao plantio de 577 árvores", explica Henrique Antunes, da BYD.

Para Vítor Borsato, diretor de Negócios do Grupo Philus, com a implantação da UTB - Usina Termoelétrica a Biogás, a aquisição do caminhão elétrico BYD torna o projeto ainda mais sustentável. Afinal, o caminhão será abastecido pela energia produzida pela própria usina, que é gerada a partir dos resíduos orgânicos coletados por ele. Inicialmente, a coleta será feita em 75 grandes geradores para posteriormente acontecer no formato porta a porta