CHINA

Governo declara “guerra à poluição”

07/05/2018

Numa tentativa de enfrentar os problemas causados pela poluição do ar, da água e do solo gerada durante o processo de rápido crescimento econômico, o governo chinês declarou uma “guerra à poluição”, lançando diversas iniciativas de caráter ambiental.

Uma delas foi a adoção de medidas para desmobilizar as centrais de geração de energia a carvão, reduzir os níveis de emissão e as taxas de emissão de particulados. Algumas medidas já estão dando resultado, como por exemplo a redução da poluição atmosférica: nas maiores cidades chinesas já há menos dias de poluição.

Pelo lado organizacional, o antigo Ministério de Proteção Ambiental foi transformado no Ministério de Ecologia e Meio Ambiente (MEE), com maiores responsabilidades, como a supervisão de todas as políticas relacionadas à água, incluindo o gerenciamento de recursos oceânicos e água subterrânea. O ministério também é responsável pelas políticas de mudanças climáticas.

Para conseguir viabilizar a transição para uma economia mais verde, a China terá que investir até US$ 19,4 trilhões e para isto já começou a arrecadar uma taxa ambiental, além de procurar atrair investimentos em projetos verdes.