PANTANAL

Greenpeace e GUT lançam nota de alerta

06/10/2020

O Greenpeace lançou um protesto visual nas redes sociais para demonstrar o descaso do Governo Bolsonaro com o meio ambiente. A agência GUT criou uma imagem de uma nota de R$ 2,3 milhões, valor referente à quantidade de hectares destruídos até o momento com o incêndio no Pantanal. 

Somente nos 20 primeiros dias de setembro, o Pantanal registrou 5.820 focos de calor, um aumento de 101% em relação a todo o mês de setembro de 2019. Além do Pantanal, a Amazônia também já registrou 27.486 focos entre os dias 1 e 20 de setembro, um aumento de 37% em relação ao mês de setembro inteiro de 2019. "É devastador observar o quanto o Brasil está em chamas e vamos pagar uma conta muito alta por isso. A situação saiu do controle e atingiu um nível lamentável por conta do descaso das autoridades, colocando em cheque o nosso futuro, a biodiversidade e o clima. Precisamos urgentemente de medidas efetivas de curto, médio e longo prazo para combater e prevenir o desmatamento e as queimadas. O nosso patrimônio está sendo transformado em cinzas e essa nota é uma forma de alertar os brasileiros sobre a escala da destruição. Não são apenas nossos biomas queimando, mas também a nossa economia e o nosso futuro", afirma Cristiane Mazzetti, porta-voz de florestas do Greenpeace.

A nota trouxe a efígie da República chamuscada pela fuligem da queimada, no entorno da máscara, em referência aos tempos de COVID-19. Há ainda uma onça pintada caída e o retrato da queimada em árvores e nas matas. "As notas do Real trazem sempre uma espécie brasileira ameaçada de extinção e desta vez fizemos referência a um ecossistema inteiro que está em risco. Criamos a hashtag #NotadoPantanal para envolver a população nesta causa e engajar as conversas nas redes", afirma Bruno Brux, ECD da GUT.