SANEAMENTO

GS Inima Triunfo moderniza tratamento da água

24/08/2020

Unidade de negócio da GS Inima Brasil, a GS Inima Triunfo investiu R$ 3,2 milhões em um equipamento de geração de hipoclorito de sódio com o objetivo de levar mais segurança à prestação de serviços de utilidades industriais ao Polo Petroquímico de Triunfo (RS). 

Com o investimento, a GS Inima Triunfo desativou definitivamente um sistema de aplicação de gás cloro para o tratamento de água, substância de alta toxidade, cuja segurança vinha sendo controlada e monitorada pela unidade. A companhia pretende eliminar o uso de gás cloro em suas plantas em até dois anos. “Toda a cloração da água que utilizamos passou a ser realizada por meio de um moderno sistema de geração de hipoclorito de sódio, que produz cloro a partir de uma solução salina comum em um reator com energia elétrica. Dessa forma, o estoque de cilindros de cloro gás foi eliminado, juntamente com qualquer risco de vazamento, tanto no transporte como na aplicação do produto e na manutenção do sistema” disse Sandro Hansen, diretor técnico da GSIT. 

O novo equipamento é ecologicamente correto, porque oferece risco muito menor de acidentes físicos, danos ao patrimônio e ao meio ambiente. “A principal motivação para o investimento foi realmente a segurança operacional e de todas as pessoas que trabalham no polo petroquímico, já que o custo operacional de ambas as tecnologias é similar e a efetividade na desinfecção da água também é igual”, informou Cleiton André Scholl, químico industrial e responsável técnico pelo sistema de tratamento de água da GSIT. O processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e desinfecção da água potável. 

Os aportes estão no programa de modernização da GN Inima Brasil, que tem como objetivo oferecer ao País inovações para os processos de trabalho, com geração de valor para seus clientes, além de zelar pelo cuidado de colaboradores, parceiros e comunidade. “Estamos em contínuo aprimoramento da segurança operacional e da confiabilidade para garantir o fornecimento de água de qualidade para as empresas do polo petroquímico de Triunfo”, diz Sandro Hansen.