LOGÍSTICA REVERSA

HUBs ajudam na reciclagem de vidro

17/09/2019
A startup Green Mining, em parceria com a Ambev, acaba de inaugurar um hub de coleta em Brasília (DF). A startup atua na logística reversa com tecnologia inovadora que permite identificar os locais de maior geração de resíduos pós-consumo, principalmente garrafas de vidros descartadas por bares. O objetivo é coletar a maior quantidade de recicláveis, com eficiência de custo, além de respeitar a mão-de-obra empregada com cursos de capacitação e contratação de cooperados ou catadores de rua que já trabalhavam com reciclagem de maneira informal. 
 
Parceira oficial da organização Europeia "Friends of Glass", a Green Mining promove a reciclagem do vidro, material de difícil decomposição, mas 100% reaproveitável, e que gera economia de recursos naturais e evita um alto gasto de energia e emissão de CO2. "Para nós, é uma satisfação e orgulho muito grande ver que o nosso projeto está em expansão pelo país. Com os HUBs em São Paulo, e agora em Brasília, alcançamos mais de 300 toneladas de vidros reciclados e mais de 50 toneladas de CO2 evitados desde o início da ação", conta Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.
 
A ação é fruto da primeira edição do programa global 100+Accelerator, da Ambev, que em 2018 selecionou 21 startups em todos os continentes para resolver questões mundiais urgentes em sustentabilidade pontuadas pela companhia. "O desafio lançado busca soluções para problemas da indústria, por meio de startups, para fechar o ciclo da economia circular em embalagens, foi uma ótima oportunidade. Nossa tecnologia permite a rastreabilidade de todas as embalagens coletadas nos centros urbanos com segurança por meio de Blockchain. Coletores, HUBs, transportadores e usinas de reciclagem validam as quantidades uns dos outros, não permitindo que os números de material reciclado sejam criados ou falsificados", explica Rodrigo. "Como nós realizamos a coleta, podemos não apenas atestar as quantidades, mas também garantir que não foi usada mão de obra infantil ou informal, visto que todos os nossos coletores possuem carteira assinada". A estimativa da Green Mining é de inaugurar, até o fim de 2019, mais 20 HUBs pelo país.