IFAT Brasil terá visitas técnicas antes da feira

24/03/2024
A programação terá início com a visita no dia 22 de abril até a central de tratamento de resíduos de Seropédica, no Rio de Janeiro

Os participantes do 1º Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Brasil, uma iniciativa da LAVORO Solutions, em parceria com a IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, poderão conhecer as modernas tecnologias empregadas para o saneamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos no Brasil durante o evento agendado entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo. O IFAT Brasil é uma realização da Messe Muenchen do Brasil. “Essa imersão tem um caráter de conhecimento in loco sobre o funcionamento da operação, conversando com os operadores locais, projetistas, dirigentes das empresas públicas ou privadas da área de resíduos sólidos. Visitar as unidades é fundamental para entender como as tecnologias são aplicadas. Por isso, escolhemos sistemas de valorização dos resíduos sólidos e de valorização energética, através da exploração e transformação do biogás em biometano ou energia elétrica”, afirma Walter Plácido, diretor executivo da LAVORO Solutions.

A programação terá início com a visita no dia 22 de abril até a central de tratamento de resíduos de Seropédica, no Rio de Janeiro, com o objetivo de valorizar o biogás, como fonte para produção de energia elétrica e biometano, e o tratamento de chorume do aterro sanitário, por meio de duas tecnologias: tratamento do chorume com tecnologia osmose reversa e tratamento do chorume com tecnologia do reator biológico com membranas. No dia 23, a visita será feita na concessionária da Ecourbis, em São Paulo, onde os participantes conhecerão a estação de triagem que separa resíduos da coleta seletiva e a estação de transbordo da Ecourbis, e ao aterro de Caieiras, operado pela Essencis, que possui diversas tecnologias para destinar mais de dez mil toneladas de resíduos recebidas. 

No primeiro dia da IFAT Brasil, os visitantes irão acompanhar os lançamentos e as novidades, que abrange todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos –, com visitas técnicas pela manhã às estações de tratamento de água e às estações de tratamento de efluentes, equipadas com modernas tecnologias. “Com a urgente demanda em diminuir os impactos ambientais e ofertar mais equidade à sociedade, por meio do fornecimento de água potável e energia limpa, tratamento e coleta de esgoto, maior reciclagem e reutilização de materiais e drenagem mais eficiente, essas soluções inovadoras precisam ser aplicadas em seu máximo potencial, a fim de atingir as metas necessárias para uma vida melhor”, comentou Renan Utri Andreguetto, gerente de Projetos da Messe Muenchen do Brasil. 

Além da exposição de produtos, soluções, sistema e serviços, a IFAT Brasil terá o Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença de grandes players, como ABCP, ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), Instituto Trata Brasil, ISLE Utilities, ISWA, German Water Partnership entre outros parceiros nacionais e internacionais. Outra atração será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor. O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento. O Congresso acontece das 8h às 20h e a feira é realizada das 13h às 20h.