iFood se compromete a reduzir plásticos

04/08/2021
Objetivo é que 80% dos pedidos deixem de enviar talheres, pratos, copos, guardanapos e canudos plásticos até 2025.

Empresa de delivery de alimentação, o iFood assinou compromisso público para redução de plásticos descartáveis em suas entregas de comida com a campanha #DeLivreDePlástico, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, ONG focada na proteção dos oceanos no mundo. 

O compromisso é dividido em três fases. Na primeira, o foco serão os itens descartáveis e o objetivo é que 80% dos pedidos deixem de enviar talheres, pratos, copos, guardanapos e canudos plásticos até 2025. Mesmo antes do compromisso, o iFood já tinha como meta zerar a poluição plástica até 2025. Com o engajamento de lojas parceiras e clientes, a companhia já atingiu mais de 17 milhões de pedidos entregues sem talheres plásticos em 2021. 

A segunda etapa envolve um plano de trabalho com metas públicas para a redução da oferta de sacolas e embalagens plásticas descartáveis a ser definido até março de 2022. Até lá, o iFood também incluirá sachês na iniciativa de não envio de itens opcionais. Além disso, a companhia realizará estudos para definição de um plano de trabalho para inserção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis nas entregas de refeições. O prazo para essa iniciativa é dezembro de 2022. 

O iFood já trabalha em parceria com a Suzano no desafio "Embalagem do Futuro", que tem como objetivo desenvolver embalagens sustentáveis para o setor de entrega de refeições. Aberto ao público, o programa teve inscrições prorrogadas até 1° de agosto. Na última fase, até março de 2023, o iFood definirá um plano de trabalho com metas públicas para a inserção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis para entrega de refeições. Para garantir a transparência do compromisso assumido, o iFood decidiu divulgar todas as informações no site institucional https://institucional.ifood.com.br/.