EMISSÕES

Inauguração de Complexo da BASF emitiu 40,5 t de CO2

27/07/2015

Inaugurado em 19 de junho de 2015, o Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, na Bahia, é um projeto de mais de 500 milhões de euros. No complexo serão produzidos em escala mundial ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP), gerando cerca de 1.000 postos de trabalhos diretos e indiretos. Estas são as primeiras fábricas de ácido acrílico e polímeros superabsorventes no continente, com capacidade para 160 mil toneladas de ácido acrílico por ano.

Contratada para realizar estudo técnico de Pegada de Carbono, com medição e análise da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) gerados durante o evento de inauguração, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) constatou emissão de 40,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente. O valor corresponde às emissões de um caminhão de 14 toneladas circulando a Terra 0,76 vez, ou a 36 idas e voltas da cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro. O estudo contemplou o impacto ocasionado pelo deslocamento dos convidados (carro, vôos nacionais e internacionais e ônibus), energia elétrica utilizada (ar condicionado e iluminação) e materiais de divulgação.

Como parte da proposta, a FEE® promoverá a compensação do carbono emitido durante o evento com o plantio de 248 mudas nativas pelo Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®. Em virtude do regime de chuvas, o plantio será realizado no último bimestre de 2015, com local e data a serem definidos e informados posteriormente. O plantio pelos próximos 24 meses pode ser acompanhado pelo site www.espacoeco.org.br/basf-camacari.

Tags