23/11/2020
LOGÍSTICA REVERSA

Indústria de pneus dá exemplo

Segundo o trabalho de Logística Reversa realizado pela Reciclanip, uma entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), o Brasil é o 7º produtor mundial na categoria de pneus para automóveis e o 5º em pneus para caminhões e ônibus. No ano passado foram fabricados mais de 41 milhões de pneus de passeio. Do outro lado da operação, o setor de pneus é um dos mais engajados com a logística reversa de seus produtos e mais de 470 mil toneladas de pneus inservíveis foram coletadas e destinadas de forma ambientalmente adequada em 2019. 

Criada em 2007, a Reciclanip já reuniu 1.026 pontos de coleta distribuídos por todo o Brasil. Além disso, mais de 90 caminhões percorrem diariamente todos os estados para coletar e destinar corretamente mais de 100% dos pneus produzidos no país, evitando que este resíduo sólido seja descartado na natureza. "A indústria de pneumáticos no Brasil atende a todos os requisitos ambientais nos seus processos de produção, não há outra forma de operarmos. Quando se trata de ações pós-consumo, no tratamento do resíduo sólido - pneu, as fabricantes nacionais estão em constante busca de soluções cada vez mais sustentáveis", explica o presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller.

A economia circular é um sistema que busca o uso mais eficiente dos recursos naturais, ampliando a competitividade da indústria ao substituir o conceito de "fim de vida" de um produto por um modelo regenerativo, que abre novas possibilidades de reutilização, reciclagem e recuperação da produção, mantendo seus níveis de utilidade e valor ao longo do tempo. Além disso, a economia circular estimula novas maneiras sustentáveis de exploração dos recursos e o processamento e a produção de bens e serviços. Na Reciclanip, o ciclo de vida de um pneu se insere nesse modelo. Após a coleta em mails de mil municípios, os pneus inservíveis são destinados às empresas trituradoras, onde por sua vez são transformados em produtos que oferecem diversos benefícios para a sociedade, mas muitas vezes desconhecidos. 

Ao término de sua vida útil, o pneu é utilizado por diversas indústrias, entre elas a cimenteira, onde os pneumáticos inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos, em substituição ao coque de petróleo. Além de todos os benefícios claros pela destinação dos pneus, há ainda o fator dos pneus inservíveis possuírem um nível de enxofre muito menor em comparação ao coque de petróleo. O material é usado também na fabricação de artefatos de borracha – a borracha retirada dos pneus inservíveis dão origem a diversos artefatos, dentre os quais tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas. Outro uso ocorre em produtos laminados, onde os pneus não-radiais são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (utilizadas em indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais etc. 

A indústria siderúrgica utiliza a borracha e todo o aço retirado das calotas dos pneus durante os processos de trituração também é retornado para as siderúrgicas. O último exemplo é no asfalto borracha (asfalto ecológico), produzido com a adição de pó extraído dos pneus usados ao ligante asfáltico. Este processo torna o material muito mais resistente e durável do que o convencional. Além da durabilidade, ele reduz o risco de derrapagens e também o ruído dos veículos. E, para finalizar, este tipo de asfalto pode ser mais vantajoso para as concessionárias, já que reduz o consumo de massa asfáltica na obra e reduz o custo de manutenção.

Veja também

11/01/2021
LOGÍSTICA REVERSA | Consulta pública para destino correto a vidros
11/01/2021
SÃO PAULO | R$ 2,2 milhões para coleta e reciclagem
23/11/2020
ALUMÍNIO | Índice de latinhas recicladas é de 97,6%
23/11/2020
SABESP | Usina de reciclagem para produzir asfalto
23/11/2020
ALUMÍNIO | MMA assina acordo para reciclagem
06/10/2020
PLÁSTICOS | Acordo para evitar despejo em aterro
06/10/2020
LOGÍSTICA REVERSA | São Paulo obriga implantação
30/09/2020
RECICLAGEM | Destinação de 20 mil filtros de óleo usados
08/09/2020
ALUMÍNIO | Uma tecnologia inovadora de reciclagem
24/08/2020
ALUMÍNIO | Vendas de latinhas crescem 13,7%
10/08/2020
COLETA SELETIVA | Paraná ganha unidade de reciclagem
03/08/2020
COLETA SELETIVA | Amlurb registra aumento de 35%