MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Jogos Olímpicos na cidade mais fria do mundo?

01/02/2021

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2032 tem as cidades de Jacarta (Indonésia), Istambul (Turquia) e Seul (Coreia do Sul) como candidatas à cidade-sede da competição. Entretanto, uma candidatura insólita entrou na corrida: a finlandesa Salla, conhecida como a “cidade mais fria do mundo”. 

Localizada no Círculo Polar Ártico, a candidatura de Salla é uma brincadeira e quer chamar atenção de como a cidade sofre como poucas com os efeitos da mudança do clima. Em vídeo promocional da campanha, os moradores em trajes de verão, no meio da neve, esperam ansiosos pelo degelo e pelo calor para finalmente tomar sol, nadar nos lagos e pedalar pelas colinas. O logotipo da candidatura são as Montanhas com o gelo derretendo, enquanto o mascote é uma rena assada pelo calor. 

Autoridades de Salla se uniram ao grupo Fridays for Future para disseminar essa campanha e destacar o impacto da mudança do clima no Ártico. No ano passado, a região registrou calor recorde, impulsionado por incêndios florestais gigantescos na Sibéria. O vídeo promocional da candidatura pode ser visto no link https://www.youtube.com/watch?v=sSZSrjmmSIo