AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Lançado programa Desafio Agroflorestal

09/03/2020

A Troposlab - aceleradora de negócios, projetos e pessoas - abriu instruções para o programa Desafio Agroflorestal, em parceria com o Fundo Vale e a Reserva Natural Vale (RNV). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de negócios sustentáveis, por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A chamada quer atrair projetos, negócios e soluções inovadoras que impulsionam esse modelo de agricultura baseado em agrofloresta, que traz impactos ambientais e sociais positivos.  

O Desafio Agroflorestal pretende ajudar os setores de logística, novos produtos (com foco no uso de matéria-prima natural), modelos de negócio, comercialização, processo produtivo e soluções financeiras (visando democratizar o acesso de agricultores a recursos financeiros). As inscrições para o edital podem ser feitas no site www.desafiogroflorestal.com.br até o dia 16 de março. No dia 10 de março será realizado um webinar para esclarecimentos complementares. Os projetos selecionados serão divulgados no dia 20 de março.  

Os selecionados participarão, em abril, de um Bootcamp (treinamento imersivo) e logo após por um processo de aceleração até junho, quando ocorre o encerramento do programa com um Demoday, no dia 29 de junho. Além disso, as iniciativas premiadas vão participar do 4º Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto, no qual terão a oportunidade de conhecer possíveis investidores para trabalhos de impacto no Brasil. 

A Troposlab aplicará metodologia de modelagem de negócios adaptável a cada estágio de desenvolvimento, ao tipo de projeto e ao perfil de cada empreendedor, tudo desenvolvido pela aceleradora. O programa terá ainda grupos de mentoria e irá atender assuntos específicos dos Sistemas Agroflorestais e negócios de impacto. Durante a aceleração, também serão realizados alguns Business Points, momentos de conexão dos empreendedores sociais com potenciais parceiros, clientes e usuários de valor para o negócio. Já o Fundo Vale e a RNV vão auxiliar os negócios, identificar potenciais parceiros e possibilitar conexões para viabilização e implementação da solução inicialmente proposta. O Fundo Vale vai arcar com os custos dos participantes selecionados nas fases de Bootcamp e Demoday, incluindo as despesas com hospedagem e transporte até os locais. "Este programa, em parceria com o Fundo Vale e a RNV, tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de negócios agroflorestais, aproximando os diferentes agentes desse ecossistema, enquanto estimula e promove impactos ambientais e sociais positivos. Com ele, conseguiremos encontrar diversas soluções inovadoras com alto potencial de impacto para o País que até agora não eram conhecidos ou até mesmo que não conseguiam incentivo", disse Nathália Tavares, sócia e diretora comercial da Troposlab.