MONITORAMENTO

Lançamento do Amazonia 1 é adiado

22/01/2021

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) adiou o lançamento do satélite Amazonia 1 do dia 22 de fevereiro para o dia 28 de fevereiro de 2021, por solicitação do provedor do lançamento. Durante a execução das atividades de preparação do lançador foi constatado que o terceiro e quarto estágios demandariam mais tempo de preparação para o lançamento. 

O primeiro estágio do lançador já se encontra montado no local de lançamento (launch pad) na base de SHAR na Índia. A preparação do satélite Amazônia 1 segue conforme planejado. 

O Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. É um projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). O satélite terá a missão de fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica.