18/05/2020
HIGIENE

Limpeza das mãos reduz metade das doenças

  No dia 5 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos para lembrar a importância dessa medida na prevenção de infecções. A data, criada em 2009 pela OMS, nunca fez tanto sentido como nos dias atuais, por conta na pandemia COVID-19. 

Segundo a Unicef, cerca de 3,5 milhões de crianças morrem a cada ano por complicações decorrentes de diarreia e infecções respiratórias agudas. Caso houvesse conhecimento sobre a importância da lavagem das mãos, esse número poderia ser reduzido entre 25% e 50%. Apesar de parecer bastante simples, afinal basta ter água limpa e sabão, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a água potável é um recurso fora do alcance de quase 35 milhões de brasileiros. 

Outro fator para propagação de infecções é a falta de coleta e tratamento de esgoto. No Brasil, apenas 53% da população tem acesso à coleta de esgoto, segundo o SNIS-2018, o que mostra que quase metade da população não possui saneamento básico o que, infelizmente, gera uma maior dificuldade em conter o avanço de doenças infecciosas.

Para tentar reduzir esses números negativos, o SAAE Atibaia apresenta uma cobertura de tratamento de água de 96% (SNIS). “Sem investimento no saneamento básico, com água tratada, esgoto destinado adequadamente e lixo coletado, entre outros pontos importantes, é impossível lutarmos efetivamente contra o COVID-19. Nosso esforço localmente é termos o máximo possível de pessoas com essa qualidade de vida que salva tantas vidas”, explica Fabiane Santiago, Superintende da SAAE.

Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto no município, diz que a empresa mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE. “Estudos comprovam que a cada R$ 1 investido em saneamento básico, economiza-se R$ 4 em saúde pública, e é este o intuito do nosso trabalho: oferecer 100% da coleta e tratamento de esgoto para garantir a saúde e bem-estar da população”, diz a gestora.