LOGÍSTICA REVERSA

Máquinas de reciclagem para três capitais

15/01/2018
Em parceria com a Triciclo, empresa de soluções para o desenvolvimento sustentável, a Owens-Illinois implantou o novo modelo da Retorna Machine nas unidades de São Paulo (duas), Rio de Janeiro e Recife, cada fábrica com uma máquina. 
 
O equipamento recebe garrafas de vidro usadas e em troca dá descontos em contas de luz, passagens de ônibus ou livrarias. O sistema de recompensa funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o consumidor adquire pontos pelas garrafas depositadas, pode trocá-los por dedução em contas de luz da AES Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou transferência de pontos para o programa de fidelidade da livraria Saraiva.  Na capital paulista uma máquina está na matriz, na zona oeste, onde é aberta ao público enquanto as demais, por enquanto, estão restritas aos colaboradores e visitantes da empresa. 
 
A Triciclo já trabalhava com o sistema de recompensa ao consumidor, porém, as máquinas eram programadas para receber garrafas PET, latas de alumínio e embalagens cartonadas. “Sempre tivemos vontade de favorecer a logística reversa também para o vidro, mas o processo de depósito e recolhimento desse material é diferente dos demais. Precisávamos de um parceiro com entendimento do setor para nos ajudar e a O-I viabilizou isso”, diz Felipe Cury, sócio fundador da empresa. “A Retorna Machine é uma solução acessível que mostra ao consumidor a importância da separação do vidro e o estimula a reciclar”, diz Reinaldo Kühl, gerente da categoria Foods & NAB da O-I na América Latina da O-I no Brasil. O objetivo das duas empresas é ampliar o número de máquinas disponíveis no País. O consumidor deve se cadastrar gratuitamente no site www.triciclo.eco.br para começar a pontuar e receber os créditos.