SELO VERDE

Mina Tucano recebe certificado

03/08/2020

O Governo do Amapá concedeu à Mina Tucano o Selo Sustentabilidade, do Programa Tesouro Verde, pelas boas práticas socioambientais e de gestão em seu projeto de ouro, que fica a 200 km da capital Macapá (AP). O selo é entregue a empresas, indústrias e comércios. O programa tem visibilidade internacional, por estar alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris, implantado como uma forma de transformar o Amapá em um símbolo de economia sustentável da Amazônia.

“Somos uma empresa ambientalmente responsável, seguindo as melhores práticas em preservação de florestas naturais, emissão de carbono, manutenção da fauna e da flora, gestão de recursos hídricos, entre outras ações. Integrar o Tesouro Verde é uma honra e uma confirmação de que nosso trabalho tem gerado importantes resultados para o meio ambiente e a sociedade como um todo”, diz Fabio Marques, Diretor de Operações da Mina Tucano. Pâmela Pádua, Diretora Institucional da BMV, instituição que faz a gestão do programa Tesouro Verde, afirma que “a Mina Tucano investiu na proteção de florestas nativas públicas e privadas e apoia o desenvolvimento de comunidades no Estado do Amapá, estando em conformidade com as diretrizes internacionais de sustentabilidade e governança socioambiental”.

As empresas ainda recebem receita pelos serviços de conservação dos parques, por meio dos Créditos de Floresta de sua titularidade. Cada uma delas adquire estes créditos de áreas privadas para cumprir sua “pegada ambiental”, que leva em consideração critérios como: geração de resíduos, consumo de combustível e de energias. O processo está disponível em plataforma eletrônica online, acessível a todos pelo link www.plataformatesouroverde.com.br, com sistema seguro e transparente de certificação com registro em blockchain. “Esse é um reconhecimento do trabalho que já vínhamos realizando na implantação do projeto, e será o primeiro passo para adquirir outras certificações”, conclui Raimundo Rocha, Coordenador de Meio Ambiente.