ENERGIA SOLAR

Minas Gerais tem a maior potência instalada

08/02/2021

Segundo mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado de Minas Gerais tem 862,9 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos e lidera o ranking estadual com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. Minas responde por 18,5% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. 

O estado mineiro possui 74.511 conexões operacionais, espalhadas por 840 municípios, ou aproximadamente 98,5% das 853 cidades de seu território. Atualmente, Minas Gerais tem aproximadamente 103.733 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica. 

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica tem função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.