09/06/2015
MEIO AMBIENTE

MMA forma agentes para ajudar no CAR

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) capacitou 31.977 pessoas até maio deste ano para auxiliar os proprietários rurais, que não têm acesso à Internet, a realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). As pessoas que não têm acesso à rede ou que tenham dificuldade para efetuar o cadastro terão ajuda de sindicatos, cooperativas e secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de sua cidade para receber apoio.

O CAR é um registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. O objetivo do cadastro é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. O CAR eletrônico pode ser feito pelo site www.car.gov.br.

O documento não tem valor fundiário e não pode ser cobrado por cartórios para registrar escrituras de imóveis. A partir de 2017, as instituições financeiras cobrarão o CAR como pré-requisito para conceder crédito aos produtores rurais. “Fazemos a analogia com o Imposto de Renda, em que muita gente prefere pagar alguém para fazer. Para o CAR, não é o caso de gastar dinheiro porque capacitamos um número alto de pessoas para prestar esse serviço gratuitamente”, diz o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani.

O curso de capacitação formou mais de 30 mil pessoas inscritas em quatro turmas. A formação, oferecida pelo MMA e ministrada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi totalmente gratuita.

Veja também

06/10/2020
MEIO AMBIENTE | Possível fusão entre Ibama e ICMBio
22/09/2020
MEIO AMBIENTE | Cientistas pedem combate a fogo nos biomas
08/09/2020
MEIO AMBIENTE | Câmara tenta consenso entre bancadas
17/08/2020
REESTRUTURAÇÃO | MMA quer maior eficiência na gestão
17/08/2020
MEIO AMBIENTE | Drone autônomo ajuda a mapear florestas
10/08/2020
MEIO AMBIENTE | MMA reduz meta de preservação em biomas