VEÍCULOS ELÉTRICOS

Moura lança bateria de lítio para ônibus

24/10/2019
A Moura e a Eletra lançaram no mercado brasileiro a primeira bateria de lítio para ônibus elétricos. O produto irá equipar o Ônibus Elétrico Híbrido Dual Bus 15m, o veículo mais inovador do Brasil para transporte público sustentável. A parceria entre as empresas viabilizou a produção do modelo elétrico-híbrido 100% fabricado no Brasil.
 
O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra, empresa de transporte público sustentável, com a eficiência dos componentes Moura (através de parceria com a XALT Energy) e WEG – terceiro parceiro na empreitada. O ônibus de tração elétrica é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. Além disso, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de baterias, possibilitando ao veículo transitar como ônibus elétrico puro. “A eletrificação veicular, principalmente de ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para atender às demandas do mercado e apoiar a aceleração deste processo no Brasil”, afirma o Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.
 
A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no mercado de baterias de lítio. Por meio de intercâmbio tecnológico, a empresa está usando sua expertise de mais de seis décadas para realizar a adaptação dos produtos fabricados fora do Brasil para o mercado sul americano e no futuro viabilizar a produção nacional assim que a demanda interna justificar os investimentos. A Moura ainda vem desenvolvendo soluções de baterias de lítio para outras aplicações como empilhadeiras e outros veículos industriais, telecomunicações, caminhões e armazenamento de energia. 
 
Os grandes diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos (híbridos e elétricos puro) e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único ônibus elétrico possa operar e se ajustar às condições disponíveis de matriz energética.