EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nexa ensina plantio de mudas em Aripuanã

08/03/2021

A Nexa promoveu, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), o curso “Como plantar uma muda" para a comunidade de Aripuanã (MT). Duas turmas de 20 alunos aprenderam no viveiro de mudas, localizado no Setor Chacareiro Frei Canuto, em Aripuanã, todo processo de cultivo e cuidados com seis tipos diferentes de sementes.

Selecionadas pelo Assistente Ambiental da Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, Silvando Ribeiro Lins justifica a escolha das sementes para o curso. "Essas sementes foram escolhidas por estarem na época de germinação, onde são monitoradas até o mês de outubro, que é o final para colheita de muitas delas, diferente da castanha que se recolhe em janeiro". Entre as sementes escolhidas estão a seringueira, planta nativa da Amazônia de onde é extraído o látex, o jatobá - amplamente utilizado no tratamento de problemas de saúde e também na construção civil, pois sua madeira é de longa durabilidade. 

Além destes, os participantes conheceram o pinho cuiabano, útil para fazer lâmina, assim como a semente do bajão. O mogno, considerado madeira de lei, por estar ameaçado de extinção, a produção para fins comerciais se torna praticamente inviável, onde poucas empresas que possuem liberação para exploração comercial legal. Por fim, a castanheira, onde o cultivo de seu fruto é um alimento rico em proteínas e usado também como combustível ou na confecção de artesanato, também protegido por lei.

José Ribamar Marques, Identificador Botânico da Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, também instruiu a capacitação sente-se agradecido por deixar um legado. "Sinto uma imensa gratidão por estar contribuindo para o conhecimento e consciência das pessoas. Acredito também que colaborou para a redução das áreas desmatadas ou degradadas na região, consequentemente, isso atua positivamente na qualidade de vida das pessoas". A estudante, Rayane Paiva levou para sua casa uma muda de Buriti. "Minha experiência foi incrível e aprendi várias coisas interessantes. Eu não imaginava que poderia ter uma quebra de dormência nas sementes, por exemplo. Sempre soube que tinha o jeito certo de plantar, porém não sabia qual era ele, e nessa vivência que tive eu aprendi".

Analista de Meio Ambiente da Nexa, Rafaela Ferrari pontua que o objetivo do curso é instruir pessoas e futuras gerações através dos olhos da educação ambiental. "O contato com as mudas e conhecer a sua dimensão na cadeia produtiva é muito importante, além de forma prática, ensinar a plantar uma muda. Com isso, divulgamos também o trabalho desenvolvido pelo Projeto Aripuanã no replantio de mudas”. O Viveiro de Mudas da Nexa tem uma área com cerca de 3.300 m2, onde já foram cultivadas cerca de 45 mil plantas. Ao todo foram produzidas mudas de 145 espécies e atualmente o Viveiro possui 20.358 mudas de 120 espécies. Produzidas no viveiro, as mudas visam atender aos objetivos dos programas de Resgate e Conservação da Flora, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Subprograma de Compensação Ambiental por intervenção em APP e por Supressão de Indivíduos.